Wednesday, January 28, 2009

A Felicidade é contagiosa

"A ciência comprovou que a felicidade é mesmo um fenómeno contagioso.

Se vive a menos de 1,5 quilómetros de distância de um amigo que se sente feliz, as suas hipóteses de ver a vida com bons olhos aumentam em 25 por cento.

Quando alguém se ri, é normal que as pessoas à volta sorriam, pelo menos. Mas a felicidade pode espalhar-se pelas nossas redes sociais de uma forma mais impressionante e duradoura. Se está feliz, pode agradecer aos seus amigos - e aos amigos deles, e aos amigos dos seus amigos mesmo que não os conheça, concluíram dois cientistas norte-americanos que analisaram a felicidade de 5000 pessoas ao longo de 20 anos.
A felicidade é mesmo contagiosa, um fenómeno colectivo que se espalha pelas redes sociais. "Descobrimos que os nossos estados emocionais podem depender das experiências emocionais da pessoas que nem sequer conhecemos, que estão até dois ou três graus de distância de nós. E este efeito não é passageiro", explica num comunicado Nicholas Christakis, da Faculdade de Medicina de Harvard, um dos autores do estudo publicado onte, no site do British Medial Journal.
(...)
In jornal Público, de 5 de Dezembro de 2008

No comments: